Jogos e brincadeiras

Para Vigotsky, ao brincar a criança reproduz as atividades adultas de sua cultura e ensaia seus futuros papéis e valores. Desta forma, dá oportunidade para o desenvolvimento intelectual da criança. No jogo a criança começa a adquirir estímulos às habilidades e atitudes necessárias à sua participação social, a qual só poderá ser atingida completamente mediante a convivência com outras crianças. Os jogos e brincadeiras também permitem que a criança invente e aproprie-se de regras, dai se justifica a importância da pratica de jogos e brincadeiras na escola. Neste espaço você encontrara sugestões de jogos e brincadeiras, direcionadas á diferentes faixa etária, que com certeza podem ser aplicadas com a sua turma e que irão proporcionar ao aluno desenvolver-se brincando.

menos de 1 minuto Objetivos: desenvolvimento da agilidade de movimentos, dos reflexos e da coordenação motora. Recursos: música (mas pode ser substituída por palmas). Organização: os participantes formarão um círculo, aos pares, ficando um do lado de dentro e o outro do lado de fora do círculo. Desenvolvimento: ao compasso da música ou da cadência de palmas, um círculo seguirá em direção oposto ao outro. Quando parar a música ou dado o sinal combinado, cada qual correrá em busca do seu par, tomando-lhe as mãos e agachando-se. O Continue

Avatar Sabrina Castilhos

menos de 1 minuto Objetivos: desenvolver a concentração,atenção, coordenar os reflexos. Organização: os participantes tomam posição em forma de círculo, sem,porém,dar-se as mãos e com certa distância um do outro. o animador fica no centro. OBS: essa brincadeira também pode ser realizada em sala de aula, desde que tenha um espaço minimo disponível, podendo ocorrer sem a formação do círculo. Desenvolvimento: agitando os braços como se fossem asas, o animador simula os movimentos de um pássaro que voa. Ao mesmo tempo, vai mencionando nomes de Continue

menos de 1 minuto   Objetivo: desenvolver a agilidade Recursos: um pátio grande Organização: os participantes formam um circulo bem grande. Um deles fará o papel de leão e se colocará no centro. Os demais componentes do círculo, que são os caçadores, terão seu lugar de refúgio em uma das extremidades do pátio. Desenvolvimento: dado o sinal para começar, o leão, está no centro, diz em voz alta um número que irá corresponder aos passos dados pelos caçadores em sua direção. Ao completar o Continue