Educador

Nesta seção vocês educadores terão dicas, sugestões, instrumentos, artigos para o enriquecimento e aperfeiçoamento da vida docente.

“Pois ser mestre é isso: ensinar a felicidade.” Rubem Alves

25 minutos Rubem Alves é escritor, educador e autor de dezenas de livros, entre eles “A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir” (Papirus, 120 págs.), em que conta sua experiência na Escola da Ponte. Abaixo esta um pequeno resumo desse livro, que possibilita uma reflexão surpreendente sobre a escola ideal. Me motivou e desejo que também motive você (educador) a continuar sonhando e acreditando ser possível ter uma escola que não priorize lista de conteúdos e sim a aprendizagem como Continue

1 minuto VOCÊ PENSA VOCÊ ESCREVE O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois… Tem o costume de roubar Apresenta dificuldades de autocontrole quando… É agressivo Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja. É bagunceiro, relaxado… Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus Continue

4 minutos Elaborar um parecer descritivo demanda de muita atenção e comprometimento com o educando.  Vai aqui algumas sugestões para facilitar a elaboração de pareceres dos anos iniciais. Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos: O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades. O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão. O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar Continue

8 minutos Caracterizado como uma forma eficaz de organização da prática pedagógica do professor e da Escola, o planejamento muitas vezes passa por muitas questões relevantes ligadas a falta de comunicação de uma determinada unidade escolar, ou relações verticais entre gestores escolares e docentes, e muitos outros fatores influenciadores, que se deve levar em consideração, para que a culpa não fique somente nos professores, que em muitas vezes repete os planos de ensino dos anos anteriores, acrescentando pouca coisa a mais ou a menos. Continue

3 minutos Dentro do estudo de cada concepção de aprendizagem foram surgindo as teorias de aprendizagem, que muito contribuíram e mantem a sua contribuição em todo processo histórico da Aprendizagem e também da Psicologia. BEHAVIORISMO De acordo com essa teoria, que teve inicio com Watson e skinner, aprendizagem significa condicionamento, ou seja, quando queremos que o individuo aprenda um novo comportamento, precisamos condicioná-lo a essa aprendizagem. Esse processo consiste em apresentar estímulos ou reforços, e devem estar relacionados com alguma necessidade da pessoa que Continue

3 minutos A aprendizagem foi e é estudada a partir de diversas concepções, que percebem o individuo e sua relação com o aprender de diferentes maneiras. Dentre elas: INATISMO Na concepção Inatista, a criança ao nascer já esta equipada com capacidades básicas, partindo da ideia de que os fatos que ocorrem após o nascimento não são importantes para o desenvolvimento humano, ou seja, o homem nasce pronto, o ambiente em que está incluso, a sociedade e a ação educativa interferem pouco no processo de Continue